SEMADEC

Levando a palavra de Deus ao povos.

Levando a palavra de Deus aos povos.

No início do século XX muitos suecos imigraram para os EUA em busca de melhores dias. Dentre eles se destacam Gunnar Vingren e Daniel Berg, protagonistas do maior movimento pentecostal do mundo moderno.

 

Daniel Berg e Gunnar Vingren

Daniel Berg e Gunnar Vingren

Esses dois homens de Deus, por revelação, saíram da América do Norte para Belém do Pará – Brasil, onde a obra começou a se expandir por todo país, de modo que, em duas décadas – 1910 a 1936, já existia uma Assembleia de Deus implantada em cada Estado deste grande Brasil. Os crentes pentecostais, sedentos por ganhar almas para Jesus, têm o prazer de falar das Boas Novas e evangelizam pelas cidades. Enquanto outros voltam ao seu Estado de origem levando a mensagem pentecostal.

 

O Ceará foi duplamente privilegiado: recebeu em 1914 a mensagem do evangelho pleno, de uma testemunha ocular do pentecostes. Era a cearense Maria de Nazaré, que havia integrado o grupo dos 19 fundadores da Missão da Fé Apostólica, primeiro nome dado ao grande ministério das Assembleias de Deus. Ela também foi a segunda pessoa a ser batizada no Espírito Santo no Brasil.

 

O início da igreja no Estado começou com o testemunho desta abençoada irmã entre seus familiares, os quais rejeitaram a princípio a mensagem pentecostal. Porém, os Presbiterianos Independentes, que já tinham Cristo na vida, queriam conhecê-lo melhor e disseram: “sim!” e tornaram-se todos pentecostais.

 

Ao retornar a Belém, a irmã Maria de Nazaré alerta aos pastores que as novas ovelhas em Fortaleza esperam por um obreiro.

 

No ano de 1915, Gunnar Vingren vem pessoalmente e informa-se do que ocorre, logo constatando a real necessidade. De imediato, toma providência enviando o incansável Adriano Nobre que, em 1922, é substituído pelo cearense Antônio do Rego Barros. Esse permanece somente por um ano e dá lugar a José Teixeira Rego, homem de Deus que se constituiu no forte alicerce da Assembleia de Deus no Ceará.

 

Após a partida para glória do saudoso pastor Teixeira Rego, a liderança das igrejas Assembleias de Deus do Ceará passa sucessivamente pelos pastores Emiliano Ferreira da Costa, incansável trabalhador na Seara de Cristo, o despenseiro de Deus que, após sua chamada aos paramos celestiais é substituído por Sebastião Mendes Pereira, o querido e mui amado Pastor Bastos, atual Presidente das Assembleias de Deus – Templo Central.

 

 

 
 

 

Pr. Emiliano 

Pr. Emiliano

 

1972 – A visão missionária transcultural da Assembleia de Deus no Ceará tem início no ano de 1972, quando o saudoso Pr. Emiliano Ferreira da Costa voltava de Seul – Coréia do Sul. Ao chegar a Fortaleza compartilhou sua visão com a igreja. Após orar, seu dedo percorreu o mapa mundi, pairando sobre a Bolívia. Como fruto desta visão, em 1976, o pastor João de Castro Lima e Silva foi enviado com a família, como missionário ao país supracitado, onde permaneceu até o ano de 2003. Na década de 70 até 1981 a administração de missões transculturais fica sob a liderança do Pr. Antonio Filho.

 

19 de julho de 1982 “houve um silêncio” depois da missão para a Bolívia, até o ano de 1982, quando a Convenção Assembleiana firma o primeiro documento no que tange às missões, enviando o Pr. Francisco D´Paulo Ribeiro e família para a Argentina; e o Pr. Francisco Bezerra, de saudosa memória, seguiu com sua família para o Paraguai. E também é criada, oficialmente, a Secretaria de Missões, ficando sob administração do Pastor Pedro Ribeiro.

 

1987 - Por necessidade de trabalho, e por intermédio do Pr. Fco. D´Paulo, ocorrem duas reuniões decisivas, a primeira, com a liderança durante a Convenção Geral e a segunda com a AD Templo Central, visando estabelecer uma Secretaria para gerenciar o trabalho de missões, que até aquele momento era administrado pela diretoria da Convenção. Naquela ocasião é criado Exército Missionário Ceifeiros da Última Hora, assume este processo o Ev. José Alberto Paiva (em memória).

 

31 de julho de 1987 – Na gestão presidencial do pastor Sebastião Mendes Pereira, foi fundado, pelo então missionário pastor D´Paulo Ribeiro, o grande Exército Missionário Ceifeiros da Última Hora (EMCUH), bem como foram implantados os cultos de missões, nas congregações em Fortaleza. Tais iniciativas faziam parte de um mesmo projeto para auto-sustento dos missionários já existentes.

Ainda em 1987 é enviado ao Paraguai, o pastor Eliakim Rodrigues e família, que substituem ao pastor Francisco Bezerra, naquele amado país, até o ano de 1990, quando retornam ao Brasil para serem enviados, em nova missão transcultural, a São Tomé e Príncipe, no continente africano. Pastor Eliakim, após desenvolver um bom trabalho, retorna ao Brasil, em 1993.

 

1993 – Com a ajuda de Deus, o trabalho cresce já com o título de Agência Cearense de Missões Transculturais ACMI.

 

1995 – Envio das jovens missionárias Aila Maria e Dulce para a Índia, Janice Gomes para Porto Velho, Elisabete Saraiva para Moçambique, o jovem missionário Alexandre Magno para o Equador, o pastor Jailton e família para o Paraguai e, logo após, o casal missionário Maurício e Elza para iniciar o trabalho em Luque no Paraguai . Nesse período, o secretário de missões já era o saudoso Evangelista José Alberto Paiva. Este ilustre paladino da fé permanece na nossa lembrança por sua intensa luta pela obra de missões, tal como seu inseparável jargão: “Missão está no coração de Deus”.

 

Julho de 1997 – Seis meses depois da Grande Viagem feita pelo evangelista José Alberto para junto do Pai, o pastor Francisco Paixão Bezerra Cordeiro, naquela época presbítero supervisor da congregação em Jardim Petrópolis, após regressar de uma Cruzada Evangelística no Paraguai, é convocado, por Deus, para a honrosa missão de ser o Secretário Executivo de Missões das Assembleias de Deus do Ceará. Logo após assumir o cargo de Secretário Executivo de Missões, o pastor Francisco Paixão procurou estruturar administrativamente a Secretaria de Missões, dando-lhe uma configuração moderna, traçando-lhe um perfil dinâmico, através de um novo Modelo de Gestão. Com esta nova roupagem a Secretaria de Missões se expande entre todas as congregações de Fortaleza, alcançando aquelas que não estavam ainda envolvidas nos Cultos de Missões.

 

1997-A ACMI Agência Cearense de Missões Internacionais torna-se ACEMT – Agência Cearense de Missões Transculturais por motivo de já existir outra instituição com esse nome. Após algumas reformas, a secretaria assume outro nome: SEMEC Secretaria de Missões do Estado do Ceará.

 

1998 – Impulsionada pelo Espírito Santo, a SEMEC avança e, em 1998 envia mais três missionários ao campo transcultural. Maria Betânia para Moçambique, Francisco Vieira para Cabo Verde e Salete Pinheiro para Senegal.

1998 - Início da igreja na Venezuela, com os Mis. Elivando e Airton.

 

1999 – Durante a 59ª Convenção das Assembleias de Deus do Ceará, a COMEADEC, a Secretaria de Missões é reconhecida como órgão oficial da COMEADEC Convenção Geral das Assembleias de Deus do Ceará, assumindo o seu nome definitivo de SEMADEC – Secretaria de Missões da Assembleia de Deus do Estado do Ceará, conforme Regimento Interno. Dando continuidade a obra, recepciona a missionária Áurea Gomes, que estava agregada a um projeto da SENAMI, chamado Projeto Boneka, na Índia, a qual permaneceu como missionária até o final do ano de 2003. Neste mesmo ano, a jovem Norma é enviada para a Austrália, em Sidney, para efetuar um trabalho específico com mulheres muçulmanas, onde permanece, até hoje, auxiliando em uma Igreja de um pastor iraniano.

 

Fevereiro de 1999 – Envio da missionária Norma à Austrália. E, ida dos missionários Eduardo, Elias & Ruth ao treinamento de estudos interculturais “Projeto Janela 10-40 e além: Uma Missão Radical”, da Missão Horizontes onde trabalharam durante 3 anos no Níger e no Egito, respectivamente. No final deste ano, também se integraram a SEMADEC, a missionária Abadia (em saudosa lembrança) e seu esposo Wilson, os quais atuaram como promotores de missões na Regional Sul até o início de 2006.

 

2000- A SEMADEC, respaldada no seu regimento Interno, estende sua atuação ao Interior do Estado, implantando o Projeto Regionais Pastorais. O pr. Paixão escolhe uma equipe, treina e dota de material específico para a execução do Projeto. Nesse ano se dá a implantação da Igreja em Munique, na Alemanha, com os missionários Everaldo e Erotildes e envio do missionário Alexandre aos EUA. Nesse ano se integra ao quadro de apoio da SEMADEC o Ev. Marcos Coelho e Silvia. 

 

2001- O missionário João Batista é enviado ao Marrocos. Os missionários Elias e Ruth e Eduardo Fernandes e Valdirene são recebidos oficialmente pela SEMADEC, estando trabalhando respectivamente, no Egito e no Níger/África. Nesse mesmo ano a SEMADEC recebe Maryvone em seu quadro e apoio, recém chegada do Betel Brasileiro. Assumiu, nesse ano, como representante de missões na Igreja Sede a Ibadiana Jane Pedroza. 

 

2004- A SEMADEC investe na estruturação dos Setores em Fortaleza, realizando a 1ª Oficina de Treinamento para rep. de missões e envia os missionários Salete e Erasmo ao Senegal.

 

2005- São enviados ao Senegal para trabalharem no Projeto África no estabelecimento da Base Missionária, os mis. Geraldo e Dulce.

A SEMADEC realiza o 1º Fórum das Secretarias de Missões das ADs do Nordeste.

 

2006- A SEMADEC promove a primeira viagem missionária ao Continente Africano, que resulta na concretização da Primeira Base Missionária da AD Ceará, com o recebimento da estrutura física da Base da Missão WEC Internacional em Ziguinchor.

 

2007- A SEMADEC envia os missionários Eduardo e Valdirene ao Senegal para se integrar a equipe da Base Missionária Maranata em Ziguinchor.

 

 

2009

 Miss. Marcelo e Família é enviado a Bolivia, Ev. Emilson de Castro,familia ,  Mis. Marvyo e Priscila  são enviados ao Senegal- África.

 

 

 

Vamos continuar escrevendo a História de Deus manifestada no calvário entre todas as nações.

WWW.semadec.org.br

WWW.admissoes.org

semadec@semadec.org.br

Rua Tereza Cristina nº 691

Centro- Fortaleza-Ce

Cep: 60.015-140

 

SEMADEC

Secretaria de Missões das Assembleias de Deus do Estado do Ceará.

 

Para contribuir:

Banco Bradesco

Agência 3238-7

Conta Poupança 10 110 81-5

 

 

 

12 Respostas

  1. A Paz do Senhor, meus queridos,

    Hoje abri o vosso blog pela primeira vez. Esta muito bem feito. Parabéns! Gostei muito das informações e dos estudos. Uma obra prima já esperada, haja vista o talento desse casal maravilhoso que vocês formam.
    Amamos muito a vocês. Deus continue vos abençoando em tudo.
    Beijos,
    Pastor Paixão e miss Lúcia.

  2. admiro muito senhor irmao pr paixao e sei que o senhor é homem de deus espero que sempre continue sendo esse homem valente em Deus pra realizar a sua obra

  3. Olá !
    A paz do Senhor !
    Eu sou membro da Igreja Envagélica Assembleia de Deus em Parnamirim / RN, tenho 15 anos e gostaria de saber quais são os desafios mais encontrados na obra missionária e como é o trabalho de vocês em relação as nações da Janela 10/40 .
    Fico esperando respostas.
    A paz.

  4. Olá! A paz do senhor! Sou assembleia de Deus em Parnamirim no Rn! Gostaria de saber como é a vida no campo missionário, quais sao os desafios mais encontrados na obra missionária. Você sabe me informar de algum missionario da Assembleia de Deus que esteja na “Janela 10/40″.

    estou esperando respostas…

    E- mail para contato:

    marcelinho_oliveiradasilva@hotmail.com

    deyvison_lgd@hotmail.com

  5. Gostei das informações

  6. A paz do Senhor Jesus. Gostaria de ficar fazendo contato convosco. Estou colocando um link do meu Blog pra vocês. Caso queiram utilizar nossas mensagens tem minha autorização. Podem fazer apostilas e outros.
    Pb. Sena Ceará.

  7. APAZ DO SENHOR meus queridos estou hoje com o coração ardendo em chamas por missões, em nome de jesus vou contribuir.

  8. a paz,gostaria de pedir a vc q me enviasse noticias sobre vcs,e sobre o agir de Deus com as crianças q vcs cuidam para q eu possa colocar na comunidade de missoes da igreja cristã celeiro de Deus. QUE DEUS ABENÇOE VCS E OS GUARDEM .AMÉM

  9. A Paz do Senhor!
    Sou da A D de Buritizal Icaraí passei só para dizer q está excelente e q a 3 anos estu envolvida com missões e q concerteza continuarei em nome de Jesus
    Q Deus nos abenços
    bjsss!

  10. A Paz do Senhor !

    Como faço para ser um mantenedor. Sou de Sobral-CE, até o momento tenho orado por todos os os missionários em todos os lugares do mundo de todas as denominações !
    Mas queria contribuir financeiramente…

  11. A paz do senhor Eu sou o pr CARLOS almeida fui missionario no Uruguai por 4 anos hoje vivo na fronteira de Brasil Argentina e Paraguai.

  12. a paz do senhor estou orando por todos missionários pois sei que é muito difícil ser missionaŕio pois é um peso muito grande mais ñ desanumes Deus te colocor como missionário pois sabe que você é valente pois Deus ñ chama os fracos Deus chama os valentes o meu nome é mikaele eu sou de recife sou da assembleia de Deus e o meu sonho é ser missionária é levar a palavra Dele com muito amor eu tenho 15anos. A paz do senhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: