O que significa esta pedra?

…Que significa esta pedra? (Js 4:6c)

          PEDRA

No meio do caminho tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho

  Tinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra

 Nunca me esquecerei desses acontecimentos

 Na vida de minha retinas tão fatigadas

 Do caminho,tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho

 No meio do caminho tinha uma pedra   

  ( Carlos Drummond Andrade)

 

                Este texto foi nos dado pelo professor na faculdade na aula de produção textual, que logo pedira para que fizéssemos um texto dissertativo sobre a pedra. Porém, o que é a pedra? O que falar sobre “pedra”?

                Uma pedra pode significar muitas coisas, podemos articular no sentido literal, poético, conotativo ou denotativo.  Poderíamos dizer que o distraído nela tropeçou e falaríamos sobre acidente e na observância do caminho no qual se estar, ou dizer que o bruto a usou como projétil e narraria um ato de violência, quem sabe sobre um empreendedor, usando-a, construiu uma bela casa ou relataria do servente, que cansado do trabalho, dela fez assento.

                 Poderíamos falar de pedras como sinônimo de dificuldades na caminhada. Para Josué a pedra é um memorial da passagem pelo Jordão (Js 4:7) Para Abraão a pedra serviu de simbologia da casa de Deus (Gn 28:22) Samuel com uma pedra agradeceu ou Senhor (1Sm 7:12) para Jacó a pedra foi travesseiro quando fugitivo (GN 28:11) foi coluna ( Gn 31:45 Gn 35:14) foi mesa para refeição (Gn 31:46) para Moisés foi bebedouro (Nm 20:8).

                  Na minha infância, uma pedra já foi brinquedo, por vezes já foi dor. Michelangelo extraiu dela a mais bela escultura, e neste momento estamos diante de um texto na qual a pedra foi poetizada por um grande escritor.

                Quantas coisas podemos contar sobre uma pedra, todavia usaremos nossas “pedras” para extrair vitórias, assim como Davi usou uma e matou Golias, escolheu cinco pedrinhas do ribeiro (1SM 17:40) que podemos até nome-á-las de :  Pedra 1: Maravilhoso, Pedra 2: Conselheiro,Pedra 3: Deus Forte,Pedra 4: Pai da Eternidade, Pedra 5: Príncipe da Paz. (IS 9:6). Podemos fazer o mesmo,e alcançar  a maior de todas as vitórias!

                   Você também pode com uma Pedra mudar sua vida! Com uma pedra mudar seu caminho eterno .  Pois foi através Desta, que você foi salvo, essa Pedra matou a morte, é a Pedra que os construtores rejeitaram (Mt 21:42) Disse Pedro perante o Sinédrio em Atos dos apóstolos  4 versículo 11 “Jesus Cristo, O nazareno… Ele é a Pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” e esse mesmo Pedro (que seu nome em grego Petros que significa pedra) Jesus o fez a primeira pedra da sua igreja diante de sua confirmação –Creio que tu és o Cristo, o filho de Deus vivo. (Mt 16:16,18)  

                   O que você contará de suas pedras? Em todos os casos citados, a diferença não esteve na pedra, mas no Homem! Não existe “pedra” no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento, e se alguém chegar até você e falar que “No meio do caminho tem uma pedra” mostre a essa pessoa uma “Pedra” , que é o Caminho e que remove todas as pedras no caminho (Jo 14:6) e então realmente essa pessoa poderá dizer com alegria “Nunca me esquecerei desses acontecimentos” já que Essa Pedra também é a vida, Essa Pedra é Rocha Eterna é Jesus a Pedra Viva.                                                                            

Marvyo Darley & Priscila Darley

2 Respostas

  1. uma pedra pode ter varios significado mais para mim a maior pedra é Jesus.
    Jesus é uma rocha aquele que se firma nele estará seguro e proteguido para sempre.
    Jesus colhem todas pedradas que me lança porque do alto ceu ele envia o nosso socorro…

  2. Uma pedra me atigiu no meio do caminho. tenho 40 anos e perdir um filho(um feto) tão desejado. Agora estou em busca de novos horizontes maiores e mais significativos do que antes tinha. Tenho certeza de que as minhas forças foram renovadas e vem chuva sobre meu viver. Tempo de fartura assim como a jacó.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: