Amizade com Deus

                      

                    Amizade, em qualquer língua, traz a união.

(português)

L’amitié, en quelconque langue, amène l’union.

(Francês)

Xarito, ci laakk bu nekk,mooy andi booloo ak doole.

(Wolof)

 

                No Brasil, no dia 20 de julho comemora-se o dia da amizade, embora desprezada por alguns, essa é uma data extremamente importante. Inclusive, nas santas escrituras há várias citações sobre amizade, em que Deus mostra o valor deste sentimento em versos ou em personagens que foram grandes amigos.

                 No enceramento das atividades escolares da Creche Esperança e Vida, abordamos o tema amizade. As crianças pintaram suas mãos e colocaram sobre um tecido, simbolizando a união entre as etnias, na parte superior do quadro estava escrito em francês e em baixo em wolof, as duas línguas mais faladas no Senegal, “Amizade, em qualquer língua, traz a união”, e para complementar há a palavra Amizade traduzidas para vários idiomas falados no Senegal e no mundo. (foto acima)

                A amizade é algo extremamente importante para quem está levando a palavra de Deus dentro de um país mulçumano, principalmente africano onde as pessoas são mais valorizadas do que coisas e compromissos.

            Antes de atrair um ouvinte da palavra de Deus, antes de um discípulo, é preciso conquistar um amigo, alguém que você pode confiar e ele em você, então através da confiança e da amizade podemos aos poucos falar de um amigo maior, mais chegado que um irmão, (Pv 18:24) JESUS que deu sua vida pelos seus amigos ( Jo 15:13).

            Foi neste pensamento que discutimos sobre o tema, ser amigo de Deus, em um local onde a religião predominante mostra um deus distante e ditador, muito mais parecido com um patrão de uma multinacional, em que você só recebe regras e punições, nunca ouviu sua voz, nunca viu sua face, tem que aprender seu idioma para lhe dizer alguma palavra, sem ter a certeza que o escutara, e sabendo que será totalmente impossível um dia pescar, rir, ou até mesmo, almoçar juntos.  

           Amados, glorifiquemos ao nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mostrou o caminho, nos revelou que Ele é o caminho para uma amizade sincera diante do Criador de todas as coisas. É maravilhoso saber que temos um Deus no qual podemos nos alegrar juntos, crescer ao seu lado em conhecimento e graça, chorar e ser por Ele consolado, gemer e ser por Ele interpretado, viver e ser por Ele guiado. Como é difícil para os meus vizinhos aqui entenderem que Deus se relaciona com sua criação, um Deus que fala face a face com seus escolhidos (Ex 33:11) .

               Foi neste pensamento que desafiamos nossos ouvintes a encontrarem o verdadeiro amigo, leia o texto abaixo:

                                                                                                                        Por Marvyo Darley

                     

                              Como encontrar um verdadeiro amigo?

 

“Abraão creu em Deus… e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23).

 

Mas como é que alguém consegue ser amigo de Deus?!

                       Amizade não é algo que surge em um piscar de olhos, demanda tempo, convivência e conhecimento. Pense nos amigos que você tem e verá! Abraão foi chamado de amigo de Deus, pois caminhou com ele, aprendeu a obedecer-lhe e a confiar em seu caráter e em sua palavra. Ser amigo de Deus ainda lhe soa estranho? Parece que os conceitos de distância e punição estão tão arraigados em nós que não conseguimos pensar em Deus como alguém próximo o suficiente para nos fazer seus “amigos”.

                              Contudo, um dos passos mais decisivos que Deus deu em direção ao homem para redimi-lo foi fazer-se igual a nós, nascendo como homem, sujeito as mesmas limitações e necessidades de qualquer ser humano. E Jesus – Deus encarnado – convida seus discípulos para um relacionamento de amigos. Na passagem bíblica de João 15:13-15, Jesus se mostra como o melhor amigo que alguém pode ter, pois ele dá a sua vida pelos seus amigos. Como não amar alguém assim? Como não desfrutar de uma amizade tão leal? Deus não se apresenta apenas como o Senhor que nos orienta, ou o Salvador que nos redime, mas também como o amigo que nos acompanha e nos ouve; aquele com quem podemos contar e para quem podemos contar tudo o que se passa conosco.

                       

                   É aquele com quem posso passar tempo compartilhando fraquezas, necessidades, sonhos, idéias, conhecer um pouco do seu coração e reconhecer a grandeza do seu caráter amoroso, sábio, justo e bom. Deus nos convida para um relacionamento de proximidade com ele. Não a proximidade da lei que manda, mas do prazer que seduz, da alegria que me chama a estar em sua presença e conhecê-lo cada vez mais intimamente, de dançar para Ele e por Ele, de rir com ele e de ser Feliz com Deus. Como é bom saber que posso contar com meu eterno amigo Jesus, que deseja a minha amizade e lealdade  e que nada quer em troca senão o meu bem (João 15.15). Seja o seu caminhar com Deus profundo e intimo como com um verdadeiro amigo.

 

                  Que haja verdadeira amizade em todas as línguas, povos e etnias. Que a paz reine em meio ao caos de um mundo repleto de conflitos, que ser amigo do Pai seja uma descoberta diária que acalenta a alma e faz do homem sedento um manancial de amor e respeito ao próximo.

Amizade= Português

Xarito = Wolof

Bapalaye = Joola Fogny

Bafalaye = Joola Kaasa

Kamaradia = Criolo

Badiár= Maneding

Bañancaye= Bainounck

Assantna= Mancaigne

Nessantna= Manjack

Wel Digal = Peul

Friendship-  Ingles

الصداقة  – Àrabe

友誼 – Chinês Trad.

Amicitia- Latin

ידידות- Hebraico

Дружба- Russo

Φιλία- Grego

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: